top of page
Foto do escritorproremarproject

• MARE nos media •


Projeto ProReMar

“Pode ser um desafio para quem normalmente prefere a carne ao peixe. Um grupo de investigadores do Instituto Politécnico de Leiria está a desenvolver hambúrgueres, salsichas e afiambrados a partir de recursos marinhos da costa de Peniche. Querem valorizar o pescado de baixo valor comercial e dar uma nova vida a produtos que não são apelativos para o consumidor. Aqui, a inovação alimentar dinamiza a economia, valoriza recursos subaproveitados e protege o ambiente.”

“Um hambúrguer ou uma salsicha são produtos que o consumidor, de um modo geral, consome em grande quantidade e queremos que consuma o pescado que não é consumido, sugerindo um formato que seja conhecido do consumidor”, afirmou à agência Lusa Filipa Pinto Gomes, uma das investigadoras do projeto, sublinhando que a finalidade é também “conquistar consumidores que têm o estigma de não comer peixe”. “No âmbito do projeto, os investigadores estão a concluir o desenvolvimento e caracterização dos três novos produtos, para os quais a aceitação está acima dos 70%, através de provas realizadas junto de 80 consumidores. O objetivo final é que os produtos sejam produzidos e comercializados pelas indústrias do ramo alimentar.”

Além de Filipa Pinto, participam no #ProReMar as investigadoras Maria Manuel Gil, Sónia Barroso, Susana Mendes e a chefe Patrícia Borges, e o bolseiro de investigação Wilson Fernandes. O projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional #MAR2020, que tem por objetivo implementar em Portugal as medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page